Endodontia
É a área da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.
Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).
Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.
As etapas do tratamento consistem basicamente em acesso à câmara pulpar removendo a polpa, limpa cuidadosamente, molda o interior dos canais e posteriormente veda com material apropriado.
Contamos com aparelhos modernos como o rotatório e localizador apical para tratar o paciente de forma mais precisa e confortável.